Hoje a pauta é sobre meditação. Ganhei de presente um CD chamado Meditação Passo a Passo – A magia transformadora do silêncio interior e me animei ainda mais em praticar. Sei que quando começo levo alguns minutos para relaxar de verdade. A maioria das pessoas tem essa dificuldade mas mesmo eu que sou muito ansioso estou conseguindo e estou sentindo os benefícios, e lendo sobre o assunto achei alguns motivos para levar você a iniciar a prática !

Outra dica é acessar o site Vamos Meditar que da dicas muito legais e formas diferentes da prática ministrada por Ana Cristina Koda nossa colunista aqui no Total Idade

Mas leia abaixo alguns motivos que pesquisei e achei legal publicar:

 

 

1. Controla a ansiedade

Controlar a ansiedade é um dos principais motivos que leva a maioria das pessoas a começar a meditar!

Com a meditação você consegue ter o controle de suas emoções, ajudando a manter a calma e o equilíbrio mesmo em situações de grande ansiedade, como antes de apresentar um trabalho, de uma entrevista de emprego, de uma viagem importante e etc.

2. Aumenta a concentração e produtividade

A meditação é um excelente exercício cerebral! Além de ativar zonas do cérebro que facilitam o armazenamento de memórias e a concentração, a meditação também ajuda a potencializar a produtividade das pessoas que a praticam!

O “controle” dos sentimentos também é uma consequência da meditação que, de acordo com pesquisas, ajuda a aumentar as emoções positivas e a sensação de satisfação com a vida!

3. Faz com que seja mais paciente

Se você é conhecido por “nervozildo” no trabalho, a meditação talvez seja o calmante que estava faltando em sua vida!

A sensação de conforto e relaxamento provocado pela meditação é só o começo da avalanche de consequências positivas que esta pratica pode proporcionar! Os níveis de serotonina, substância conhecida como “hormônio da felicidade”, são aumentados quando praticamos constantemente a meditação.

4. Ajuda a reduzir o estresse

De acordo com um estudo feito por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, apenas alguns minutos de meditação ao dia pode garantir inacreditáveis melhorias em sua qualidade de vida!

Na pesquisa, as pessoas entrevistadas que se comprometiam a meditar por pelo menos 25 minutos diariamente, tinham uma menor libertação de cortisol no cérebro, substância esta conhecida por ser o “hormônio do estresse”.

A meditação faz com que o corpo atinja níveis de profundo relaxamento, fazendo com que você seja capaz de enfrentar situações estressantes com mais tranquilidade.

Da próxima vez que estiver se sentindo sob intensa pressão no trabalho, pare, feche os olhos e respire. Pode parecer “estúpido”, mas você vai ver como alguns minutos de concentração na sua própria respiração pode ajudar a fazer com que se sinta mais relaxado.

5. Pode ser feito em qualquer lugar

Você não precisa estar isolado numa gruta no meio das montanhas ou numa ilha deserta para meditar! Para praticar a meditação você só precisa de uma coisa: vontade!

Faça uma pausa durante o trabalho, feche os olhos (para evitar distrações) e tente se concentrar unicamente na sua respiração. Sinta o ar entrando pelo seu nariz, chegando aos seus pulmões e sendo expelido pela boca.

Pronto! Você já está dando os primeiros passos rumo à meditação! Com esse simples exercício o seu corpo fica mais relaxado e sua mente menos congestionada com o caos de pensamentos que provocam o nervosismo e a ansiedade, por exemplo.

6. Para ter uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono é essencial para garantir a saúde física e psicológica, ajudando a manter a produtividade e a boa disposição. E não há dúvidas, a meditação é uma das melhores armas contra as noites de insônia!

Outro estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou que fazer uma breve meditação antes de dormir ajuda a manter um sono mais estável e tranquilo.

Além de conseguirem dormir melhor, observou-se também que as pessoas que meditam acordam menos ansiosas e mais dispostas a enfrentar as tarefas do cotidiano de trabalho!

Se contar carneirinhos não está te ajudando, talvez esteja na hora de dar uma chance a meditação!

7. Potencializa a criatividade

Outra consequência positiva da meditação e que foi comprovada pela ciência! Uma pesquisa da Universidade de Leiden, na Holanda, mostra que a pratica da meditação potencializa a criatividade e o chamado “pensamento divergente” das pessoas.

De acordo com os resultados do estudo holandês, o exercício diário de manter a “mente aberta” e livre de pensamentos focados ajuda no desenvolvimento de tarefas que requerem ideias inovadores e criativas para serem completadas!

Não fique frustrado caso não consiga “limpar” a mente dos seus pensamentos enquanto medita. Assim como em qualquer exercício, “abrir e limpar” a mente é algo que apenas se conseguirá com a prática!

Fonte: Pensador  e Vamos Meditar


Also published on Medium.