Domingo, 25 de setembro , 8:10, lendo a Folha de São Paulo, no modo impresso, prática que estou perdendo pois a versão para tablets, celular e laptop não consome papel e acho esse tipo de publicação impressa ultrapassada mas nos finais de semana recebemos em papel, encontro um artigo sobre controle de consumo consciente. Tem alguns que controlam a conta de água e luz, gerenciar lixo e são interessantes.

O que mais achei estruturado foi o portal Rota da Reciclagem –que indica onde estão cooperativas de catadores e empresas que compram materiais recicláveis– e o aplicativo só apareceu a 4 anos (em tecnologia corresponde a muito tempo).

O programa é usado pela consultoria em sustentabilidade Eccaplan. Criada em 2008, a empresa trabalha, entre outros serviços, com a gestão de resíduos em companhias e grandes eventos, como o festival gastronômico Taste of São Paulo.

“Usamos o Rota de Reciclagem para identificar os melhores locais para destinar os resíduos”, afirma Fernando Beltrame, presidente da consultoria. Só na edição deste ano da Casa Cor SP, mostra de decoração realizada entre maio e julho no Jockey Club, foram mais de 12 toneladas de material doados. Em outras circunstâncias, terminariam na caçamba de lixo.

“O grande valor da tecnologia nesse sentido é a possibilidade de acompanhamento de informações de consumo e gasto”, diz Gabriela Yamaguchi do Instituto Akatu

Em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o instituto lançou uma série de aplicativos relacionados ao consumo consciente. Um deles, o Nossa Energia, permite calcular o consumo médio de energia de cada aparelho eletrônico e eletrodoméstico e seu impacto nas finanças. Esse é interessante para dar parâmetros de valores.

Para Yamaguchi, é importante para planejar ações preventivas. “Empresas pequenas costumam ter uma copa, por exemplo, onde muitos aparelhos ficam no modo ‘stand by’, consumindo uma energia desnecessária. Desligados quando fora de uso, em um mês, esses aparelhos podem gerar uma economia equivalente a seu uso direto por quatro meses”.

Dica legal até para residências principalmente quando viajamos e deixamos tudo ligado, ou mesmo no dia a dia quando trabalhamos fora. Abaixo alguns aplicativos gratuitos e em português.

Nossa energia– A calculadora contabiliza o gasto de cada eletrônico e eletrodoméstico do ambiente – SISTEMA iOS e Android

Nosso transporte – Compara custos financeiros e emissão de carbono gastas para deslocamento de carro, transporte público, bicicleta ou a pé – SISTEMA iOS e Android

Rota da reciclagem – Mostra onde estão, nas proximidades do usuário, cooperativas de catadores e empresas que compram materiais recicláveis – SISTEMA iOS e Android


Also published on Medium.