Não é de hoje, que estamos falando dos problemas de atendimento ao cliente de forma geral, mas falando especificamente dos clientes idosos, como está?

Quando passamos a especificar e separar os atendimentos, chegamos a conclusão que está pior do que pensamos. Infelizmente nosso país não é um grande exemplo em muitas coisas, mas quando falamos em pessoas idosas e o atendimento dedicado a elas, enxergamos o quanto a situação é complicada.

Os idosos tem por exemplo, assegurado em lei, alguns benefícios, mas pelo problema da educação em nosso país, não são respeitados, sendo assim, deveria ter uma fiscalização mais presente para fazer com que o direito dos idosos sejam garantidos. Tenho presenciado em diversos lugares este desrespeito e a falta de apoio e atendimento a este público.

images-10Quando os idosos chegam a um estacionamento, normalmente suas vagas estão ocupadas por alguém que não tem esse direito. Algumas vezes em espera por uma vaga para estacionar, vi pessoas saindo das vagas de idosos que não tinham esse direito, como também presenciei pessoas estacionando na vaga de idoso e ainda davam risada de mim, porque eles pararam naquela vaga e eu estava ali esperando. Em dois shoppings de São Paulo chamei o segurança e falei sobre o problema, e ainda perguntei do porque não deixarem seguranças nestes setores para que seja cumprida a lei. Nos dois locais me falaram que iam fazer isso, mas depois de uma semana, voltei nesses mesmos lugares e não vi ninguém, ou seja, onde está o atendimento ao cliente idoso que não consegue estacionar porque alguém que não tem este direito está ali.

images-9Nos ônibus acontece a mesma coisa, os idosos acabam caindo porque os motoristas saem com o coletivo antes deles sentarem ou estarem em uma posição segura, as pessoas sentam nas vagas destinadas aos idosos, e quando eles chegam, fingem estarem dormindo. Nos hospitais, a situação consegue ser pior, pois ficam em um estado de abandono e falta de respeito enorme. Nos estabelecimentos comerciais como um todo, também não é diferente.

Claro que existem lugares que despendem um atendimento encantador, mas são raros e pouco percebido pelos idosos. São raras as pessoas que estão preparadas para o atendimento, mas no atendimento a idosos, este número é ainda menor. As pessoas que dirigem as empresas, bem como as pessoas que fazem o atendimento, nunca devem se esquecer que um dias elas também serão idosas, e se algo não mudar urgentemente, serão atendidas de uma forma bem pior do que elas atendem hoje. Por isso, é necessário repensar o atendimento como um todo, passando por atenção, comprometimento, paciência, educação, motivação, treinamento e principalmente empatia.

Você já presenciou atendimento desrespeitoso aos idosos? Você tem bons exemplos de atendimento aos idosos? Como você e sua empresa atende o idoso? Você concorda que o nosso país como um todo, não respeita o idoso como deveria?

Um grande abraço a todos!