Para pensarmos numa coluna saudável devemos nos lembrar de alguns aspectos como as curvaturas em perfil e a verticalidade vista de frente. Não é muito frequente encontrarmos uma coluna totalmente ilesa de pequenas rotações, inclinações e assimetrias assim como as famosas retificações de curvaturas, hiperlordoses e isso falando só de pequenas alterações.

10Em primeiro lugar temos que ter uma boa sustentação muscular, a postura e como nos mexemos pode definir toda uma vida de uma coluna saudável ou problemática.

Alterações que podem levar a uma lesão como as listeses (vértebras que escorregam sobre a outra), hérnias de disco (quando o líquido do núcleo estravada e pode comprimir o nervo correspondente), assim inúmeros problemas que um movimento ou uma prática errada de exercício pode causar.

Alguns exercícios se não são feitos de maneira adequada podem, além de serem ineficientes, trazer transtornos como por exemplo, as pessoas que treinam com muita carga e fortalecem a musculatura do tronco e os braços e não treinam a musculatura das pernas e glúteo ou só treinam a musculatura anterior e esquecem a posterior, dessa forma a coluna estará em condições de sobrecarga e desequilíbrio. 

Temos que pensar no corpo com muita consequência e se você fica esteticamente obcecado pelo crescimento dos músculos que você vê no espelho e esquece  que todo um grupo muscular está atrás e esse grupo posterior está justamente ao lado da coluna.

A coluna deve ficar protegida por músculos fortes ao seu lado e ao mesmo tempo a musculatura abdominal irá fazer o papel de contraposição e então sim sua coluna terá grandes chances de se manter saudável.

Não podemos esquecer dos alongamentos, se pensarmos que um encurtamento da musculatura posterior de coxa pode causar uma retificação da coluna lombar, um encurtamento dos peitorais pode causar uma cifose e tantos outros desequilíbrios.

Faça sua tentativa e pense no seu corpo como um todo e não pense só na forma, pense também na função e harmonia. Não se esqueça, seu corpo tem que ser hábil, forte , ágil, flexível e não só bonito!

1