1. Sobre o Total Idade

O Carreirasolo.org é um projeto que vai além de sua plataforma tecnológica ou das tendências de seu tempo. Ele busca iniciar um processo de mudança pessoal, uma quebra de inércia.

Como eu sei que você precisa fazer isso? Responda a pergunta: você se considera protagonista do seu talento ou apenas testemunha do talento dos outros?

A resposta, para a maioria de nós, infelizmente, é ser uma mera testemunha do talento alheio.

A primeira entrada no universo Carreirasolo.org é, portanto, um salto de fé. A proposta de nosso conteúdo é propor mudanças que podem ser radicais. É preciso estimular coragem e, sempre, a ajuda constante entre os leitores.

Nosso objetivo é tirar as pessoas da zona de conforto levá-las a empreender sua própria marca pessoal. Sua marca pessoal, a startup de você mesmo, pode vir a ser uma nova posição em seu emprego atual, sua primeira empresa ou seu empreendimento definitivo. Só você sabe a resposta. Nós ajudaremos nossos leitores à construí-la.

O que é ser um redator do Carreirasolo.org? Pense em nós como um ecossistema composto de conteúdo e comunidades de conhecimento.

Quando nosso leitor quiser conteúdo, lerá e compartihará nossos artigos, notícias do mercado empreendedor, entrevistas e, claro, ouvirá o episódio semanal de nosso podcast, o @falafreela.

Quando quiser interagir com esta comunidade de conhecimento, vai criar seu perfil divulgando seus diferenciais e todos os links possíveis e inerentes à sua atuação profissional.

Conteúdo, ferramentas e relevância. Tudo isso o Carreirasolo.org garante. Daqui pra frente, é com você.

Mauro Amaral

editor-chefe

mauro@contemconteudo.com

2. Os quatro temas

Cada linha de conteúdo a ser escrita no Carreirasolo.org é guiada por quatro temas norteadores que nos fazem acordar todos os dias prontos para trazer o melhor do mundo e o melhor de nós.

Protagonismo

Buscamos, na verdade, a fagulha viva e criadora das boas ideias. Procuramos ser a força de mudança e um guia de aprimoramento pessoal.

A ideia é retratar perfis, personalidades, atitudes e feitos que demonstrem um genuíno compromisso com a criação de uma marca no mundo.  

Produtividade

A força não é nada sem direção. De nada adianta ter a vontade se ela não for orientada a um objetivo e contar com as ferramentas do seu tempo para você poder criar, mudar, inovar de forma organizada e… produtiva. Por isso pesquisaremos as melhores técnicas, padrões, formatos e aplicativos para ajudar nossos leitores nesta jornada.

Inovação

Estar alinhado com as tendências e as novidades do seu mercado é mais do que necessário. É, em muitos aspectos, uma postura comum. Inovar é, antes de mais nada, saber ligar os pontos na hora certa. Mantemos o radar ligado em grandes centros criativos do mundo, trazendo o inusitado, o nunca antes publicado mas também o antigo revisitado e repaginado.

Sintonia

Ao olhar rumo ao futuro precisamos acrescentar a postura crítica do presente, sem a qual não passaríamos de futurólogos sem propósito. Por isso, procuramos realizar uma cobertura diária sobre as notícias relevantes, cursos, concursos e mudanças na legislação pertinente à empregabilidade e empreendedorismo no Brasil e no mundo.

 

3. Funções do Conteúdo no Projeto

O leitor médio do site não é um profissional pleno ou um cara de sucesso ainda. Ele está na faculdade, ou está no mercado sem saber o que fazer. Por isso, muitos dos conteúdos propostos abordam questões básicas ou até mesmo são Guias para o cara entender o que afinal faz um “Motion Designer”, por exemplo.

Mas, erra quem pensa que produzir conteúdo para essa turma é nivelar por baixo. A proposta do site é totalmente outra. O www.carreirasolo.org assume a posição de central de conteúdo voltada à excelência pessoal. Vamos mostrar ao empreendedor da própria carreira que só se diferenciando AO EXTREMO, conseguirá evoluir.

Nesse sentido, vamos oferecer perfis diferenciados para consulta e não QUALQUER perfil;  conteúdo muito bem trabalhado e não QUALQUER POST; eBooks/Livros que realmente agregam informação e conhecimento e não APENAS UM PDF PARA SEGUIR NA ONDA.

Além de formar, informar e INSPIRAR (sua principal função), o conteúdo do Carreirasolo.org tem função estratégica como porta de entrada em diversos parceiros e eventos.

Portanto, tenha em mente que você está escrevendo para a comunidade atual e para futuros membros.

Nesse sentido, é fundamental abordar cada leitor de forma persuasiva e sempre chamar à participação via comentários, retwittadas e demais interações em redes sociais.

4. Que tipo de conteúdo você vai produzir?

O projeto é bem interessante no que se refere à variabilidade das entregas. Por isso, desde o primeiro momento quero deixar alinhado com todos os envolvidos o que temos que preparar.

Notinhas

Cobertura de cursos, concursos e eventos no formato de matérias diárias voltadas a informar aos leitores sobre tudo o que acontece das esferas do emprendedorismo. Preparei um anexo ao final com as fontes desse tipo de notícias. A ideia é alimentarmos constantemente essa seção. A forma utilizada é uma notinha de até 300 palavras;

Artigos

Matérias mais completas sobre Produtividade, Finanças Pessoais, Dúvidas de Carreira, Dicas, Inspiração Profissional, indicação de livros. Um pouco mais encorpados, com estrutura própria (indico algumas ao final). Entre 300 e 500 palavras;

Entrevistas

Bate-papo com clientes, profissionais e personalidades relevantes. Se for em vídeo, é só embedar. Se for em texto, depende de quanto vai render o entrevistado;

Reviews
Dentro do possível (i.e.: ter o material em mãos) analisar equipamentos para Home-Office e softwares. Tem um tom mais técnico, mostrando utilizações, pontos fortes e fracos. Entre 500 e 700 palavras;

Guias

É um conteúdo bem diferenciado (sugiro uma estrutura ao final do Guia) e complexo. Penso que precisamos informar ao leitor iniciante o que faz determinado tipo de profissional, que cursos fazer, buscar entrevista com alguém da área etc.  

5. Como será o fluxo de produção?

Vou utilizar a mesma metodologia de outros projetos da ContemConteudo.com. Teremos uma pauta mensal compartilhada entre os redatores do projeto e vou indicar quem vai produzir o que. Caso você queira sugerir alguma pauta, sem problema. É só indicar lá no nosso Board do Trello.com e eu avalio daqui.

Uma vez concluída a produção do conteúdo, é só enviar para o carreirasolo.org@gmail.com ou caso tenha conta no site, cadastrar o conteúdo no modo rascunho e a gente avalia daqui.

 

Uso do Trello + Google Drive

Para agilizar a interação dos colaboradores do projeto, vamos usar uma dupla de ferramentas que tem se mostrado muito útil nos projetos da contemconteudo.com: Trello e o Google Drive.

 

No Trello, você pode sugerir novas pautas e acompanhar quem está produzindo o quê:

 

E no GoogleDrive, você efetivamente escreve o post e submete à revisão de nossa equipe interna.

 

6. Dicas de Produção

Sempre que possível pensar em quem está começando agora Textos muito bem feitos, mas com um perfil mais generalista e útil, têm mais chance de ser considerado relevante

Focar no briefing. A pauta foi pensada para refletir necessidades específicas. Procure seguir o que pedimos. [4] Caso tenha ideia para um desdobramento, indique como sugestão.

Vale lembrar que você está livre para criar o título das matérias, aquilo que você receberá como briefing é só um guia.

  1. Pesquisa é pesquisa, texto é texto. Tenho internamente aqui na produtora alguns softwares para detecção de plágio. O cliente tem outros tantos e uma equipe de coordenadores de conteúdo que se encarrega só de fazer o scaneamento das matérias recebidas. Portanto…
  2. Sempre que mencionar um termo técnico, explicá-lo no mesmo parágrafo
  3. Parágrafos longos, quando possível, devem ser quebrados em bullets.
  4. Trabalhar o bold para termos relevantes, tendo na mente o “olho do Google”, ou seja, imaginar palavras chave no texto e “boldalas”
  5. Um texto no Carreirasolo precisa ter:

 

■   Concisão

■   Simplicidade

■   Objetividade

■   Exemplos reais, pessoas reais

■   Linguagem [6] COLOQUIAL

■   Micro resumo deve acompanhar os conteúdos  

■   Bold nos termos importantes

EVITE:

■   Texto prolixo

■   Datar o texto com expressões como “lançado semana passada”, “é a novidade do momento”

■   Expressões publicitárias demais

■   Mera transcrição da fonte pesquisada

■   Grandes introduções

■   Informações equivocadas

7. Estrutura de conteúdo sugerida

Para Novas e Artigos, já temos muito material online. Indico alguns links onde a estrutura está dentro do que esperamos:

Novas:

Qual é o seu perfil digigráfico?

Hoje! Webinar gratuito sobre monitoramento de mídias sociais

Conexões Digitais aborda Gamificação. É neste sábado!

Vimeo premia melhores vídeos em 2012

 

Artigos:

Ganhando tempo agendando alertas de e-mails

E quando o cliente questiona o valor da sua hora-técnica?

Quando custa criar um contrato personalizado para prestação de serviços?

7 erros que produtores de conteúdo iniciantes adoram cometer.

Ei, vai devagar, você tem quatro patas e eu tenho apenas duas!

 

No entanto, existem categorias que são novidade nessa nova versão do site. Para elas, criei um espelho básico para ajudar na produção do conteúdo.

Modelo de Review

Vamos fazer as análise de sofwtare, sites e serviços de apoio ao freelancer, pequeno empreendedor ou criador de startups.

 

Portanto, o formato tem que ser tão versátil ao ponto de funcionar para um Aplicativo de Smartphone, ou um espaço de co-working.

 

Alguns exemplos:

Testamos: programas para fazer videoconferëncias

Revisu.com ajuda na revisão colaborativa de documentos

 

Modelo de Guia

Os Guias de Profissão serão uma importante “landing page” do projeto. A função do Guia é dar um panorama geral daquela profissão, que cursos fazer para trabalhar com ela, qual é o mercado, como cobrar sobre esse serviço e até mesmo apontar alguns expoentes da área, com uma minibiografia.

Será uma matéria mais extensa do que as restantes, com tom mais institucional, bem didática mesmo.

Sem querer reinventar a roda, vamos começar com as profissões que sabemos são mais adaptadas ao modo de vida freelancer. Com o tempo e retorno da comunidade vamos acrescentando novos Guias.  Até por isso, é importante que tenhamos uma estrutura clara e definida para que o tempo não vá criando diversas formatações de conteúdo.

Para ajudar na tarefa, vou criar um esqueleto abaixo, utilizando como exemplo a profissão de ilustrador.

Guia de Profissões Freelancers: Ilustrador

Definição

Explicar resumidamente o que é a profissão.

Origem

Pode-se buscar na história ou na evolução daquela determinada função. Tipo: os analistas de mídias sociais normalmente vieram do jornalismo etc etc

Que formação buscar

Falar rapidamente da formação clássica mas, claro, enfatizar cursos e formações paralelas

Que tipo de trabalho entrega

Explicar que tipo de produto gera, neste caso, por exemplo, ilustrações gerais, personagens, paisagens. Também seria interessante mostrar em que ponto dos projetos aquele profissional é mais útil e em e que o seu trabalho agrega

Quem contrata

Explicar para quem exatamente aquele profissional irá trabalhar. Que tipo de empresa busca os seus serviços e qual porte dessas empresas. Interessante abordar também que outro tipo de freela pode procurar os serviços desse profissional. Por exemplo: ilustradores trabalham muito com autores de livros, designers e outros ilustradores.

Como ganhar dinheiro? Como cobrar?

Explicar como cobra por seus serviços. Não exatamente QUANTO, mas COMO. Se por contrato, se por peça, se por hora etc. Outro lado pode ser explorado: que modelos de negócio aquela profissão pode desdobrar para que funcione como  uma mola empreendedora do indivíduo. Por exemplo: redator que ganhar dinheiro vendendo eBooks.

Modelos de formalização

Mostrar como aquele profissional pode se formalizar, se sua categoria profissional comporta o MEI etc.

Para ficar de olho:

O guia sempre se concluí com a indicação de 3 ou mais perfis de destaque daquele tipo de profissão.

8. Como entrar para a equipe

Se você já havia entrado com os seus dados do Facebook na versão anterior do site (no ar entre 2012 e fevereiro de 2016), temos um perfil criado já.

 

Para acessá-lo, basta entrar no seguinte endereço:

 

www.carreirasolo.org/wp-admin

 

Nele, use email e senha do Facebook. Caso a senha não funcione, solicite uma nova. O processo é rápido e feito por e-mail.

 

Caso nunca tenha feito um login com a gente, é só entrar em contato que vamos providenciar.

 

9. Fontes de pesquisa

www.agenciasebrae.com.br/

www.administradores.com.br

FreelancerSwitch

CopyBlogger

Lifehacker

Men With Pens

www.smallbusinessbranding.com

zenhabits.net

www.freelancersunion.org/

FreelanceFolder

Dica: criar alertas no Google com os temas que acompanha! Configure sempre para “mais relevantes” e “apenas uma vez ao dia”. Caso contrário, você enlouquece.