Veja como é importante dominar a comunicação no ambiente de trabalho

Qualquer profissional que já está no competitivo mercado de trabalho há algum tempo sabe da importância da habilidade de se comunicar dentro das empresas. Não importa a área em que você esteja, apresentar suas ideias de maneira clara e objetiva deve ser uma habilidade que todos os profissionais deveriam dominar.

Se você trabalha na área de marketingrelações públicas e vendas, é imprescindível que este tipo de habilidade seja bem trabalhada em sua carreira, pois é a capacidade de discurso que irá ajudá-lo a fechar parcerias e a aumentar as vendas da empresa onde trabalha.

Para algumas pessoas pode não ser fácil se comunicar de maneira espontânea, é por isso que reunimos algumas dicas para ajudar os profissionais a melhorarem suas técnicas de comunicação. Confira:

COMO ORGANIZAR SEU PENSAMENTO

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O mais importante na hora de se comunicar – seja em uma conversa, reunião, telefone ou até mesmo através do e-mail – é organizar seu pensamento em simples tarefas. Confira:

# Conheça sua audiência: O mais importante de tudo é saber para quem você está transmitindo sua mensagem e qual o perfil de cada uma destas pessoas.

# Saiba qual será seu objetivo: Tenha em mente qual será seu objetivo e qual é o ponto de vistaque você quer passar para a audiência

Quais são seus pontos de apoio? Que tipo de dados ou informações você possui para defender seu ponto de vista e como você pretende usá-los para conquistar seu público?

MELHORANDO A ESCRITA

O melhor remédio para melhorar sua escrita e dar vida a seus textos é lendo livros de literatura. Apesar de muitas pessoas não terem o costume de ler, a literatura pode te inspirar e fazer com que você aprenda diferentes métodos de escrita.

Se você acha que ainda tem muito que melhorar na escrita, considere a possibilidade de se inscrever em um curso de escrita ou redação voltado para os negócios, que irá ensiná-lo a escrever um texto vivo e atraente.

AJUSTANDO O DISCURSO

Muitos profissionais costumam dar grande ênfase para a escrita, no entanto, seu discurso deve ser pensado com calma, já que uma vez que algo é dito não pode haver arrependimento.

Procure relaxar antes de uma reunião importante ou até mesmo de um discurso diante de alguns diretores da empresa. Estar com a cabeça fria e tranquila pode te ajudar a pensar em suas ideias e ajudar a desenvolver seu raciocínio diante dos demais presentes de maneira fluente.

Não deixe que suas emoções tomem conta de você. Se você está em um dia ruim ou irá falar de um assunto delicado, procure estar preparado emocionalmente para não deixar que seus sentimentos acabem arruinando seu discurso.

APRESENTANDO

Ao contrário de um simples discurso, uma apresentação ou uma palestra para um auditório cheio de pessoas pode não ser uma coisa tão fácil de se fazer. Muitos de nós não nascemos preparados para ser um grande palestrante, no entanto nada impede que você se prepare e crie apresentações dinâmicas para falar de um assunto que já domina.

 

Autor: Universia Brasil