Quem já sentiu e percebeu que o problema da noite anterior não era tão grande assim quando acorda. Não acontece toda hora obviamente. O interessante é que as vezes a solução vem como em um estalo.

A explicação é que as vezes quando dormimos o córtex pré-frontal, a parte do cérebro que faz com que cada um tenha suas características pessoais, opera mais devagar. Significa que sua personalidade, suas decisões desligam à medida que você adormece.

Segundo a revista Época, quando uma pessoa está dormindo, o subconsciente realmente tem o controle de sua mente — e pode fazer seu trabalho sem interferências. Mas há algumas coisas que podem ser feitas para “forçar” seu subconsciente a tomar as decisões por você.

Em artigo publicado na Fast Company, Neil Pavitt, autor do livro “Brainhack: Tips and Tricks to Unleash Your Brain’s Full Potential” (Hackeando seu cérebro: Dicas e truques para liberar todo o potencial de seu cérebro, em tradução livre), aponta maneiras de incentivar seu cérebro a buscar soluções para o seu dia a dia.

Entenda como seu cérebro resolve problemas sem você

Enquanto o consciente descansa, o subconsciente trabalha para “dar sentido” aos eventos do dia e elencá-los na memória de longo prazo. Nesse momento, se você tem algum problema em mente, o subconsciente vai trabalhar também sobre ele. O resultado desse processo depende de algumas coisas. Em primeiro lugar, seu consciente precisa estar engajado na busca da solução do problema. Além disso, você precisa desejar, de verdade, a resposta para que seu subconsciente trabalhe nisso.

Como estabelecer objetivos para seu subconsciente

Existe uma forma de ajudar seu subconsciente a fazer o trabalho por você: determinar objetivos a ele. Por exemplo, você está infeliz com seu trabalho e não sabe se deve pedir as contas ou não. Ao pensar nisso acordado, seu consciente sente o conflito entre opiniões e emoções diferentes. Mas quando seu subconsciente trabalha no assunto, acessa todos os fatos e informações relevantes de forma mais calma.

Confira alguns passos para incentivar seu subconsciente a trabalhar para você

  1. Antes de se deitar, passe 30 minutos pensando no assunto. Faça isso de forma relaxada, sem forçar sua mente, mas analisando os vários ângulos do problema.
  2. Antes de se deitar, escreva o problema em um papel e leia em voz alta, como se perguntasse a si mesmo o que está buscando. Estabeleça então um prazo para resolver a questão. Tenha em mente que colocar muita pressão pode causar estresse, e você não quer passar a noite em claro pensando no problema, mas que alguma pressão pode ajudar. Por exemplo: você poderia escrever no papel “Estou descontente com meu trabalho e quero decidir o que fazer. Gostaria da resposta até às 7h, quando acordar”.
  3. Ao acordar, escreva imediatamente todos os seus pensamentos e sonhos. Não se preocupe se a resposta não parecer óbvia. Tome um banho — é uma ótima atividade se você quer se lembrar das ideias que seu subconsciente teve à noite.
  4. Uma xícara de chá ou de café pode ajudar, ainda mais se você se acomodar em um cantinho confortável, com caneta e caderno em mãos. Durante meia hora, apenas escreva o que viver à cabeça, sem se preocupar muito se as ideias fazem sentido — só coloque-as no papel.
  5. Depois de ler tudo o que escreveu, deixe seu consciente debater as ideias.

Após tudo isso, pode ser que você não tenha uma ideia brilhante à sua frente, mas pode se surpreender como as coisas estarão mais claras. No mínimo, você estará muito mais perto da solução do que estava antes de ir dormir. Será ?

Fonte: Flipboard – http://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2016/09/o-poder-do-cerebro-5-passos-para-tomar-decisoes-dormindo.html


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