Um grupo de jovens empresários investiu R$ 10 milhões numa startup com a proposta de que as pessoas aposentem o carrinho de supermercado para fazer a “compra do mês”, que inclui itens básicos, como sabão em pó, óleo e papel higiênico. A ideia é que, por meio do site ou aplicativo da Home Refill, os consumidores programem a compra desses itens sem sair de casa.

Agora a empresa intensifica um movimento para a conscientização do consumo, com ações que têm como objetivo sensibilizar os clientes para a importância das práticas de reciclagem e redução do desperdício.

Com a sustentabilidade como um dos valores fundamentais de sua atuação, a empresa desenvolveu um estudo em parceria com a consultoria TriCiclos – o levantamento mediu a “pegada de carbono” da empresa, ou seja, o nível de emissão de gases do efeito estufa. O escopo do projeto incluiu toda a cadeia produtiva e identificou as atividades que geram mais impacto ambiental, como consumo de energia elétrica, deslocamento de funcionários e o uso de combustível pelos veículos da frota de entregas, dentre outras. O resultado é como uma fotografia do impacto ambiental causado pela empresa.

Além de medir o impacto de sua atuação, a informa informa aos clientes o quanto eles economizaram em emissão de CO2 após cada compra efetuada na plataforma, fornecendo um comparativo deste número em termos de energia poupada.

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Primeiros Passos

A empresa entende que para estabelecer a ideia do ciclo sustentável na rotina dos consumidores brasileiros é necessário um comprometimento permanente, que é colocado em prática por meio de ações que evidenciam a necessidade de conscientização do consumo e o descarte correto dos produtos.

As primeiras ações da campanha de conscientização promovida pela HomeRefill envolvem um trabalho especial com os clientes da empresa. A partir de agora, os produtos chegam nas casas dos consumidores em novas embalagens, que trazem informações de conscientização impressas, para incentivar práticas como a separação de resíduos e o descarte ambientalmente correto dos produtos.

“Nossa principal mensagem dá conta de que as pessoas precisam entender o significado do ato de consumir, com todas as implicações ambientais. O desperdício, por exemplo, é uma consequência gravíssima do consumo por impulso, e os efeitos negativos afetam o planeta e todos nós”, afirma Guilherme Aere dos Santos, CEO da HomeRefill.

“A HomeRefill chegou com a proposta de que as pessoas de fato entendam suas reais necessidades de consumo, contrariando a prática do varejo tradicional, que incentiva a compra desnecessária. Queremos gerar entendimento sobre o ato de fazer compras a partir da perspectiva de que vivemos em sociedade e a consciência ambiental é responsabilidade de todos”, completa o executivo.

Já está prevista, também, uma parceria com a indústria, por meio da qual a empresa fornecerá inteligência para o dimensionamento mais inteligente das produções, bem como para o desenvolvimento de novos produtos, com o intuito de reduzir o desperdício de recursos naturais. A parceria fará uso dos dados de nível de consumo de produtos gerados e interpretados pela plataforma inteligente da HomeRefill e envolverá projetos para que estes produtos estejam adequados às reais necessidades dos consumidores.

SOBRE A HOMEREFILL – sistema inteligente de reabastecimento de produtos básicos que entende o padrão de consumo dos clientes e oferece reposição periódica, a custo inferior da média praticada no mercado, sem taxas de entrega, evitando desperdícios e propiciando economia de tempo e recursos. Visite www.homerefill.com.br ou faça o download do aplicativo pela Apple Store ou Google Play.