Correr não a única forma da perda de peso. Existem outros exercícios que podem ser benéficos. A seguir vamos mostrar os principais exercícios para perder os kilos extras.

A corrida

40 year old runner working out, part of a series of sports images.

O exercício que está mais em alta nestes dias é correr. É simples e não precisa de mais do que bons tênis. Você pode praticar em um parque e não gastar um centavo. Um minuto de corrida a 8 km/hora queima 8 calorias.

Quanto mais rápido nós formos mais gordura eliminamos. A regra é simples.

No entanto, muitas pessoas não gostam muito de correr, mesmo que saibam que é bom para a saúde. Estudos recentes afirmam que, embora seja uma boa disciplina há outros que vencem.

Segundo o diretor da National Strength and Conditioning Association em Nova York, Harold Gibbons, “são queimadas mais calorias em um treinamento de peso de alta intensidade do que correndo”.

Na verdade, a perda de peso tem a ver com o esforço feito, a massa muscular, o peso e a altura. E, claro, da idade de cada atleta.

O melhor exercício para a perda de gordura é o aeróbico. Ele tem de ser de longa duração (uma hora) e de baixa intensidade. Por exemplo, a dança ou o step.

Sabemos que a corrida é um bom exercício se você quer perder peso, mas podemos construir uma lista ou ranking com os exercícios mais recomendados por médicos e treinadores:

Kettlebell

O Kettlebell é uma bola com uma alça que permitem trabalhar os quadríceps e as coxas. Permitem a prática de exercícios de vitalidade e energia para o coração. Podem queimar até 20 calorias por minuto e aumentar o ritmo cardíaco em até 93% e pode-se fazer no máximo 20 minutos por dia.

O balanço com o Kettlebell (que vêm em diferentes tamanhos) é bastante difícil, porque não estamos habituados a este movimento. É ideal para eliminar a gordura da barriga, tonificar os braços e dar força às pernas.

Essas bolas permitem perder até 300 calorias em uma rotina de meia hora.

Burpees

Elle

Este exercício é muito difícil e cansativo, mas vale a pena. Ele permite a queima de quase 2 calorias por repetição. O ideal seria atingir 10 a cada 60 segundos (14 calorias a menos).

Também serve para acelerar o metabolismo. Recomenda-se fazer o burpees com progressões simples, pois é uma técnica complexa. Ele trabalha vários músculos ao mesmo tempo e queima muitas calorias.

A fim de ter efeitos maiores recomenda-se a fazê-lo dentro de um circuito ou uma sequência de exercícios. Em um treinamento de uma hora é aconselhado fazer 15.

Pular corda

Uma intensidade moderada permite fazer cerca de 100 a 120 pulos por minuto, que queima 13 calorias. A coisa boa sobre pular é que trabalha  mais grupos musculares do que correr. Também ajuda a melhorar a coordenação, equilíbrio e as habilidades com as munhecas.

Não só tem vantagens musculares, mas também reduz o risco de doenças cardíacas, osteoporose, depressão, ansiedade e hipertensão…

E você só precisa de uma corda!

Andar de bicicleta

Embora qualquer passeio de bicicleta possa ajudar, o melhor é o de montanha. Em uma hora de pedalada pode-se queimar 1500 calorias (25 por minuto). Os especialistas também sugerem que não precisa morar em um vale para desfrutar dos benefícios deste exercício.

A bicicleta fortalece os músculos das pernas (e os emagrecem) e melhora a respiração e os batimentos cardíacos.

  • Detona à depressão
  • Reduz o risco de infartos
  • Alivia dores nas costas
  • Reduz o colesterol
  • Gera endorfinas – hormônio da felicidade
  • Evita infecções
  • Protege os joelhos
  • Melhora a aparência física

Oferece resultados em poucos minutos

Para começar a aproveitar os benefícios, lembre-se deste guia:

  • 10 minutos melhoram a circulação
  • 20 minutos reforçam o sistema imunológico
  • 30 minutos ajudam o coração
  • 40 minutos amentam a capacidade dos pulmões
  • 50 minutos aceleram o metabolismo
  • 60 minutos controlam o peso, o bem-estar geral e eliminam o estresse.

Em breve trataremos mais desse assunto

Agachamentos

Exercícios de Agachamento

É um exercício conhecido por todos, mas há quem ainda desconheça suas vantagens. Permite queimar 13 calorias por minuto, em média, mas para dar resultado deve ser exercitado por pelo menos por meia hora.

Nesse período você pode fazer 8 séries de 20 repetições cada um com uma pausa de 45 segundos, em média.

Tonifica e emagrece as pernas, fortalece os glúteos e ajuda a melhorar a postura das costas. Se forem adicionados halteres também trabalhará os braços.