A atividade física e exercício podem ajudar a permanecer saudável, com energia e ser independente conforme envelhecer. Muitos adultos com 65 anos ou mais passam em média 10 horas ou mais de cada dia sentado ou deitado, se tornando o grupo de idade mais sedentário.

E estão pagando um preço alto pela inatividade, com taxas maiores de quedas, obesidade, doença cardíaca e morte precoce comparados com a população em geral. Conforme se envelhece, se torna até mais importante permanecer ativo quando o desejo é ficar saudável com independência.

Se não permanecer ativo, todas as coisas sempre desfrutadas ao fazer e tidas como garantidas podem começar a se tornar um pouco mais difíceis. É possível se esforçar para perseguir os prazeres simples, como brincar com os netos, caminhar pelas lojas, atividades de lazer e encontro com amigos.

É possível começar a ter dores que nunca teve antes, e ter menos energia para sair. É possível também ser mais vulnerável às quedas. Isto pode levar a ser menos capaz de cuidar de si mesmo e fazer as coisas que gosta.

 

Forte Evidência

Há forte evidência que as pessoas que são ativas têm um risco menor para doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, depressão e demência. Se desejar ficar livre de dor, reduzir o próprio risco de doença mental, sendo capaz de sair e ficar independente na velhice, o conselho é permanecer se movimentando.

É tão simples. Há muitas maneiras possíveis para ser uma pessoa ativa, e não apenas sobre exercício. Conforme as pessoas envelhecem e seus corpos declinam em função, a atividade física ajuda a diminuir este declínio. É importante que permaneçam ativas ou até aumentem sua atividade ao envelhecer.

A maioria das pessoas conforme envelhece deseja manter contato com a sociedade, sua comunidade, amigos, e vizinhos, e ser ativo pode garantir que mantenham isso.

 

Definição de Atividade Física

A atividade física é qualquer coisa que faça o corpo se movimentar. Isto pode incluir qualquer coisa desde a caminhada e jardinagem até esporte recreativo. Procurar por ao menos 150 minutos de atividade moderada a cada semana.

Idealmente, o dever é tentar fazer algo todos os dias, preferencialmente em episódios de 10 minutos de atividade ou mais. Uma forma de atingir 150 minutos de atividade é fazer 30 minutos em ao menos 5 dias por semana.

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Exemplos de atividades aeróbicas de intensidade moderada incluem:

  • caminhada rápida
  • aeróbica aquática
  • bicicleta em terreno plano ou com poucas ladeiras
  • jogar tênis de duplas
  • empurrar o cortador de grama

As tarefas diárias como compras, cozinhar ou fazer tarefas domésticas não contam para os 150 minutos, porque o esforço não é forte o suficiente para aumentar a própria freqüência cardíaca, embora ajudem a romper o tempo sedentário.

Além do alvo de 150 minutos, tentar fazer algumas atividades que trabalhem os próprios músculos. Isto pode incluir:

  • musculação
  • carregar cargas pesadas
  • jardinagem mais pesada

Além da atividade física regular, tentar reduzir a quantidade de tempo que se usa sentado durante o dia. Isto significa evitar longos períodos de televisão, uso do computador, dirigir e sentar para ler, conversar ou ouvir música.