Details
Date:

dezembro 7

Time:

07:30 pm - 09:30 pm

Website: http://www.palasathena.org.br/curso_detalhe.php?curso_id=738
Organizer

Palas Athena

Website: https://www.facebook.com/associacaopalasathena/
Venue

Palas Athena

Alameda Lorena, 355 - Jardim Paulista

São Paulo, SP, Brazil, 01424-000

Com Gabriel Vanzella
7 de dezembro de 2017, quinta-feira, das 19h30 às 21h30

Uma introdução ao conceito de Vazio e à importância da prática para a sua plena compreensão

O que significa Vazio? Em que esse conceito nos ajuda a compreender nossa vida e o mundo?
Uma ideia fascinante desenvolvida durante séculos e, provavelmente, o mais controverso dos insights, é aquela que versa a respeito da Realidade Última dos fenômenos cognoscíveis: o fato de todos serem Vazios.

Antes mesmo de começar o estudo do Vazio, examinaremos alguns achados da neurociência e da psicologia que justificam a importância de se vivenciar esses ensinamentos, uma vez que é impossível expressá-los plenamente através de palavras. Assim, entenderemos o motivo do uso constante de metáforas, poesias e anedotas no esforço didático para clarear, no que for possível, a nossa compreensão.

Como palavras e metáforas são apenas reflexos daquilo que foi experimentado pelos grandes mestres, distorções naturalmente surgem, e elas dão origem a dúvidas e a paradoxos. Por isso, não apenas introduziremos os conceitos principais de uma maneira clara e direta, mas também buscaremos alertar para um dos perigos que podem surgir durante essa caminhada.

Ao encararmos o Vazio com essa preparação inicial, veremos que ele poderia ser tudo, exceto vazio; compreenderemos que o niilismo é uma armadilha comum que deve ser prontamente desarmada e que, finalmente, somente a experiência direta poderá nos dar vislumbres de sua infinidade e potencialidade.

Docente
Gabriel Vanzella, economista formado pela FEA-USP (Universidade de São Paulo), pós-graduado em Finanças pelo Insper, com atuação no mercado financeiro. Multiplicador do Curso de Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas da Associação Palas Athena, pelo qual se formou em 2016.