Existem pessoas que vivem reclamando de tudo: da vida, da política, dos problemas, dos vizinhos, dos colegas de trabalho, da sociedade. 

E é possível notar que em geral essas pessoas são as mais estagnadas em suas vidas, parece que nada muda e que a culpa é do mundo. O foco dessas pessoas está justamente onde? No que não funciona, no problema, no que é negativo e nas previsões pessimistas.

Mas o foco é algo que tem poder de aumentar e fortalecer o objeto de atenção, e não é apenas uma questão de crença pessoal, existe uma justificativa de natureza físico-científica que dá suporte a essa afirmação. Reparem que quando decidimos comprar um objeto (um carro, por exemplo), passamos a vê-lo em todo lugar; não significa que de repente esse objeto se multiplicou, mas que o nosso foco passou a ser direcionado para o que nos interessa.

Quando mantemos o foco em questões negativas, elas tendem a ganhar força, enfraquecendo a energia que deveria ser usada para a resolução dos problemas. Mas se o foco é direcionado para as soluções, os obstáculos deixam de ser intransponíveis. Mantenha o foco em poucos objetivos por vez para ser ainda mais bem-sucedido em suas empreitadas.

Escrito por Arita Treinamentos