Assim como o Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio, o Outubro rosa, que fala sobre a prevenção do câncer de mama, a Campanha Janeiro Branco, vem chamar atenção para a saúde mental e emocional do ser humano, com o intuito das pessoas refletirem sobre suas emoções. E que também os profissionais da saúde possam debater e planejar ações em prol a prevenção do adoecimento emocional da população.

E por que é importante cuidarmos das nossas emoções?

Precisamos falar sobre nossas emoções para não adoecermos. Quanto mais guardamos mágoas, ressentimentos, angústias, mais suscetível ao adoecimento emocional se estará. Sentimentos que não foram verdadeiramente elaborados, como diz a música de Fagner… “sentimento ilhado, morto, amordaçado, volta a incomodar…” e podem voltar em qualquer fase da vida. Portanto, falar sobre as emoções está ligado diretamente a ter saúde mental, bem-estar e qualidade de vida assertivos.

Ter Saúde mental é…

  • Estar bem consigo mesmo e com os outros;
  • Aceitar as exigências da vida;
  • Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
  • Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Não hesite em procurar um psicólogo, pois este profissional está habilitado para te acolher e promover seu autoconhecimento. Portanto, Dê voz a suas emoções!

Afinal, quem cuida da mente cuida da vida!

Que essa reflexão se perpetue de Janeiro a janeiro!

Uma boa semana a todos!

O idealizador da Campanha Janeiro Branco é o Psicólogo Leonardo Abraão da cidade de Uberlândia, que vem difundindo o projeto e tornando lei em muitos estados.