Pensei em dar algumas dicas de bebidas e drinks refrescantes à base de vinho nesta semana. E nada melhor que a famosa Sangria, uma bebida típica espanhola, feita à base de vinho tinto seco ou branco, frutas, especiarias e muito gelo.

O nome é proveniente da palavra “sangre”, sangue em espanhol, devido à sua coloração vermelho sangue. Dependendo da região onde é feita, existem variações que podem ser tanto na escolha dos vinhos, nas frutas utilizadas e, como em muitos casos, até na adição de outras bebidas destiladas e licores. Como exemplo o Cognac, que são comuns na França e Inglaterra, mas também encontramos o uso da Bagaceira em Portugual, onde a bebida também é muito comum, assim como a Grappa na Itália. São todos destilados provenientes das cascas das uvas descartadas após a elaboração do vinho. E, como os ingleses também são amantes da bebida, além do Brandy, é comum ser acrescentada à famosa bebida o potente Gin (bebida feita à base de raízes e ervas), de teor alcoólico elevado e bastante perfumada.

Uma outra versão da Sangria usa o vinho branco no lugar do tinto e é chamada de Sangria Blanca, ou na versão francesa, Clericot. Porém alguns contam a história de que o drinque foi inventado por ingleses que moravam em Punjab, na Índia, para amenizar o calor. O fato é que, hoje, a Sangria Blanca ou Clericot é praticamente uma bebida difundida em países como a México, Hawai, Cuba, República Dominicana, Argentina, Uruguai.

Para os curiosos, segue a receita do Chico de Sangria Tinta…

Frutas…

  • 1 Limão Siciliano
  • 1 Laranja
  • 1 Pomelo ou Grape Fruit … Todos em rodelas
  • 2 Pêssegos e 2 Maçãs picados.
  • 1 dúzia de Cerejas inteiras.

Bebidas…

  • 1 garrafa de vinho tinto seco
  • 1 dose de Gin
  • 2 dose de licor de Cointreau

Especiarias…

  • Cravo, canela em pau e açúcar mascavo.

A dica é fazer um concentrado adicionando as especiarias em um recipiente com o Vinho Tinto, o Gin e o Cointreau, deixando curtir de um dia para o outro, apurando assim os sabores e os aromas.

Ao final misture o concentrado ás frutas e as outras bebidas, adicione água gaseificada e bastante gelo. Experimente fazê-la com Vinho Espumante no lugar da água gaseificada, podendo ser até mesmo um Rosé.


Also published on Medium.