Helenir T Zambaldi Fabricio, 72 anos. Aluna do SUPERA Curitiba Santa Felicidade (PR)

Helenir T Zambaldi Fabricio, 72 anos. Aluna do SUPERA Curitiba Santa Felicidade (PR)

“O maior segredo para ter estilo é respeitar a própria personalidade”: a frase da empresária e consultora de moda brasileira Constanza Pascolato traduz um consenso entre ícones da moda. O verdadeiro truque da moda é o autoconhecimento, de que forma as tendências se encaixam ao seu estilo, de uma maneira que favoreça seus traços, sua maneira de ser, pensar e agir.

A partir disso, algumas dicas básicas podem ajudar. As cores vibrantes realçam os pontos positivos, enquanto as sóbrias disfarçam imperfeições. Cores claras e brilhantes “aumentam” a silhueta, enquanto acores escuras e foscas diminuem.

Para manter a elegância depois dos 60, evite usar roupas curtas e apertadas. Se você tem uma “barriguinha” saliente, escolha um vestido com tecido fluido e que possa ser marcado logo abaixo dos seios, que é a parte mais fina do corpo. Isso deixará a silhueta mais curvilínea e feminina.

Para muitas mulheres, a alfaiataria é a melhor amiga na hora de escolher o que vestir. Calças, blazers, bermudas e saias são ótimas opções para manter a classe e ter um visual alinhado e cheio de estilo.

Outra dica é apostar em casacos estruturados, que melhoram visivelmente a postura. Neste caso, você pode usar um look monocromático e abusar dos casacos coloridos e estampados.

Os acessórios não podem faltar. Bolsas, pulseiras, colares, relógios, brincos e anéis. Mas fique calma, você não precisa usar tudo de uma vez. Experimente cada acessório com a roupa que você escolheu e siga o bom gosto.

Os homens não ficam de fora quando o assunto é moda para maiores de 60. Não existe idade para ter estilo.

Manter a elegância e sentir-se bem é essencial, mas isso não quer dizer que precise usar calça social e blazers o tempo todo, ou mesmo gravatas. A diferença encontra-se nos detalhes como, por exemplo, cachecol, chapéu ou suspensório.

Um clássico da moda, o jeans é muito bem-vindo também no guarda-roupa da terceira idade. Calças, camisas e até mesmo jaquetas compõem looks perfeitos para o dia a dia. Você pode combinar com peças mais estruturadas, como por exemplo, camisa jeans com calça de sarja, ou calça jeans com blazer ou cardigan.

Para uma composição mais divertida, invista em um look monocromático (peças da mesma cor) e ouse na gravata, que pode combinar com o lenço, ou até mesmo no casaco colorido.

Chegar na melhor idade não significa ter de deixar de se arrumar, muito menos deixar de acompanhar as tendências da moda.

 

Letícia Maciel / comunicacao@metodosupera.com.br
Isabella Rabelo / isabella.comunicacao@metodosupera.com.br