Li um artigo muito interessante sobre os mais velhos conectados na internet escrito por Martin Henkel que é Diretor da SeniorLab Inteligência em Mercado Sênior no site Mundo Prateado que me chamou atenção pelos perfis dos usuários de mais de 60 anos.

Lá pelo começo dos anos 90 surgiu a world wide web no mundo e os adultos ativos que trabalhavam com informática ou eram usuários de sistemas na época foram a primeira geração de adultos a usar a rede e a usar computadores pessoais. Aqui no Brasil a internet ficou mais conhecida por volta de 1995.

Considerando que os adultos ativos da época estavam dentro da faixa de idade entre 25 e 65 anos, então, em 2016, 21 anos depois, esses adultos podem ter entre 46 e 86 anos. Muitos adultos acima de 60 anos já usam internet há mais de duas décadas, como é o meu caso.

Claro que a Internet mudou muito nos últimos anos e evoluiu para melhor em muitos aspectos… modens de 14.400 de velocidade hoje são inimagináveis. As redes sociais aparecerem, o Zapzap substitiu as operadoras, e tudo continua mudando cada vez mais rápido.

O artigo abaixo apresenta indicadores interessantes sobre o uso da internet junto ao público de mais de 60 anos…confira!

 

 

poder-grisalho-internet-320x202

Cada vez mais conectados e adaptados às novas tecnologias, a população 60+ dá um recado claro para marcas, produtos e serviços que ainda não aprenderam a se relacionar com o sênior.

Me entenda, me atenda e ganharás minha preferência!

Este não é um pedido deles, é um recado. Afinal pelas suas carteiras e contas correntes circularam em 2015 mais de R$ 634 bilhões. Chegou a vez da Terceira Idade no mercado de consumo pouco impactado pelo risco da perda de emprego e pela insegurança na economia. Os 60+ se revelam um nicho de mercado a ser melhor explorado pelo varejo e serviços.

A pesquisa nacional Os 60+ e a Internet realizada pela SeniorLab Inteligência em Mercado Sênior e a Segmento Pesquisas revelou um novo perfil dos integrantes da chamada Nova Terceira Idade. Atualizado, consumidor de tecnologia, experimentado no e-commerce ou a um passo de realizar sua primeira compra, tiveram suas inseguranças para realizar a primeira compra mapeadas e identificadas. Estes ajustes aumentarão substancialmente a experiência e participação dos 60+ no e-commerce.

64% da população Sênior na internet já possui smartphone, índice muito próximo da média nacional. A necessidade de ter contato com os amigos e principalmente a com a família é plenamente atendida pelo WhatsApp, instalado 89% dos smartphones.

O dado mais curioso é a frequência em que acessam a internet onde 83% dos seniores com perfil no Facebook acessam a rede todo o dia. É um novo cenário para a comunicação com este público. Os canais digitais aos 60+ precisam começar a fazer parte dos planos de marcas, produtos e serviços, utilizando linguagem, design e modelo intuitivo correto.

Martin Henkel
[Consultor, palestrante e co-fundador da SeniorLab]

Fonte: http://mundoprateado.com/o-poder-grisalho-na-internet/

 


Also published on Medium.