Quando falamos de postura devemos pensar para todas as atividades.

Pensar na postura só quando vamos nas atividades físicas ou somente em momentos especiais, não irá lhe trazer condições físicas para se manter em bom posicionamento durante a vida.

O mais importante para começar seria ter consciência de cada parte do corpo, parado ou em movimento, isso  se chama propriocepcao.

Ter essa consciência corporal irá lhe proporcionar a possibilidade de corrigir e melhorar seu posicionamento corporal.

body-postureA postura depende da associação de grupos musculares que agem sinergicamente para o maior objetivo que é se manter bem posicionado para se sentar e se manter sentado corretamente, para atividades no trabalho, marcha, subir e descer escadas, e tantas outras atividades que realizamos durante nosso dia a dia.

Seria interessante pensar que na postura os pés, pernas, quadril, tronco( abdome e costas) pescoço e cabeça tem que estar harmonicamente estruturados e não haja compensações como por exemplo colocar mais peso numa perna que em outra é assim inúmeras posições assimétricas. Mesmo que você não tenha nenhum problema postural ou sinta dores, se olhe no espelho e pareça bem, devemos parar para pensar se você não está desenvolvendo alguma tendência pela sua profissão por exemplo. Dentistas, ou profissionais que trabalham muitas horas em uma só posição  tem tendência a desenvolver uma cifose, pessoas que carregam peso podem desenvolver hérnias é assim por diante. Lembrando que isso é diferente de lesões de esforço repetitivo que são movimentos com número elevado de repetições várias horas ao dia, durante muitos anos.

Como sempre aconselho que se você já notou hábitos posturais errados, procure um profissional da área, de preferência um fisioterapeuta ou educador físico para lhe auxiliar. Por enquanto preste atenção nas atividades citadas acima e comece uma conscientização do próprio corpo para entende lo melhor, e até possivelmente já ter uma ideia do que está faltando para que você consiga essa despejada boa postura!

Semana que vem falarei sobre postura na posição sentada.

Até lá!