Quando estamos em sedestação ou posição sentada devemos prestar atenção já que a coluna lombar pode estar sofrendo uma sobrecarga, lembrando que realmente é a pior posição para ficarmos com ou sem problemas de coluna pre existentes.

Sempre se falou que a postura correta seria com ângulo de 90 graus mas nem por isso sua coluna lombar estará protegida.

O que acontece é que quando nos sentamos, normalmente relaxamos a musculatura do tronco dessa forma deixando todo o peso na base que nesse caso é na coluna lombar e às vezes também a coluna torácica. 

Já as vértebras com a coluna a 90 graus estão totalmente alinhadas umas sobre as outras mas mesmo assim podendo causar queixas importantes.

Estudando um pouco mais essa posição vemos que o fato da coluna estar reta não é suficiente e o grande problema é o fato dos músculos paravertebrais estarem com pouca atividade. 

Bem, para isso temos algumas soluções como por exemplo sentar se na bola Suíça quando sabemos que passaremos tempo nessa posição para que os músculos posteriores se mantenham em atividade.

Levantar se cada hora para se alongar também pode ser uma solução.

Mas a solução que apresentou melhores resultados segundo a minha experiência com meus pacientes que tem uma atividade na posição sentada, foi o uso de uma bola de diâmetro de mais ou menos 15 cm murcha  e que deve ser posicionada em diferentes locais das costas. Inicie na região lombar que fará com que a musculatura torácica e cervical seja ativada, depois vá trocando a posição da bola mais para cima e assim suscetivamente.

Dessa forma os músculos estarão em atividade constante suas costas não estará recostada e assim as vértebras não sofrerão sobrecarga.

Experimente essa nova possibilidade!

Próxima semana continuarei a falar dessa postura enfocando o quadril, pernas e exercícios para alívio nessa posição.

Boa sorte e até lá.