A nova era dos “reboots” e “remakes” atinge seu auge, provavelmente neste ano e não tem data para acabar. Parece que estamos revivendo os saudosos anos oitenta e noventa. Para aqueles que realmente curtiram estes anos dourados modernos, trata-se de uma nova oportunidade para rever obras que marcaram uma época! Todavia, antes que a gente comece a falar sobre as séries televisivas e filmes que fizeram história e agora voltam com tudo, precisamos entender o que significam estas palavras inglesas…

 

 

REBOOT:  Significa descartar toda a continuidade em uma série estabelecida a fim recriar uma nova obra, baseada na história de uma obra original. O termo, atualmente, é bastante utilizado para obras como; quadrinhos, séries de televisão, videogames e filmes, entre outros.

REMAKE:  Geralmente se refere a uma obra que usa uma obra anterior como principal base e inspiração. Antigamente, o termo era praticamente utilizado só para filmes, mas atualmente também se utiliza para descrever séries televisivas que foram refeitas. Em outras palavras, “remake” é quando uma nova obra é produzida utilizando-se da história de uma obra mais antiga, que é geralmente icônica e/ou histórica.

É obviamente difícil de definir quando esta nova era começou, então vamos tomar como base algumas obras que estrearam a partir de 2010, quando ressuscitaram o KARATÊ KID. Afinal, quem não se lembra do mítico Sr. Miyagi e o prodígio Daniel San??

O filme original, que deu origem a saga de 4 filmes, foi lançado em 1984. O novo com Jaden Smith, Jackie Chan estreou em 2010!

 

 

Em 2011, quem foi tirado da geladeira, foi o primeiro vingador. O CAPITÃO AMÉRICA. O herói da Marvel já tinha aparecido nas telonas em 1990, no filme com Matt Salinger interpretando o soldado Steve Rogers. A diferença de qualidade foi gritante quando a Marvel colocou a mão na produção dos filmes e Chris Evans assumiu o papel…

 

E isto foi apenas o começo, pois a avalanche de reboots e remakes começou pra valer em 2015 com o novo filme dos “Caçadores de Emoção”. O Cult de 1991 com Patrick Swayze e Keanu Reeves!

 

 

No ano passado a coisa ficou séria e tivemos muitos outros sucessos revitalizados!

Vamos falar dos “Caça-Fantasmas”, filme lançado em 1984 que marcou uma época e foi completamente renovado em 2016 com uma equipe de mulheres?

 

 

Ou devemos mencionar o mítico “MacGyver”, dos anos oitenta que ressurgiu das cinzas com uma série espetacular, no ano passado, 2016?

 

 

Enfim, ressuscitaram até a saudosa dupla de “Máquina Mortífera”, filme de 1987 que virou saga e agora ressurge com uma nova série em 2017…