2016-03-09 Chico Olivi - Lucas Tannuri-4Existem algumas referências sobre a origem do Couscous e sua difusão pelo mundo.
Uma das versões é que é um prato originário do Magrebe (região do norte de África) e consiste em um preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo. Foi difundido à partir de Tribos Bérberes do Marrocos que ofereciam a iguaria aos viajantes.
Outra referência escreve: “Os africanos dizem que ele deriva do som da sêmola chiando na cuscuzeira durante o cozimento a vapor. Bom mas isso é outra história…

Primeira receita do Chief Chico Ulivi para o Total Idade , certeza que vão gostar. Comente, compartilhe por que é uma delicia esse Couscous Marroquino.

Sucesso garantido.

Ingredientes

  • 1   xícara de chá de Couscous Marroquino
  • 1   xícara de chá caldo de peixes ou frutos do mar
  • 8   camarões grandes
  • 3   dentes de alho
  • ½ talo de alho poró
  • ½   cebola roxa
  • ½   copo de vinho branco
  • 40g de alcaparras
  • 50g de lascas de amêndoas
  • Um punhado de cheiro verde ou outra erva do seu gosto
  • Pimenta preta e sal a gosto

Modo de Preparo…

Pique o alho, a cebola roxa e o alho poró. Coloque em uma frigideira com ½ copo de vinho branco e aqueça em fogo alto. Quando o vinho branco secar, acrescente azeite “extra virgem” de oliva e frite até corar.

Ao mesmo tempo, aqueça a ½ xicara do caldo de frutos do mar em uma panela, para escaldar os camarões. Esta parte é muito importante para o preparo, pois não podemos deixar que os camarões cozinhem demais e fiquem duros. Dê apenas um banho quente nos camarões frescos, mergulhando-os no caldo, até que fiquem rosados.

Utilize o mesmo caldo de frutos do mar, com que escaldamos os camarões, e acrescente ao couscous in natura, deixando por 1 a 2 minutos, para hidratar.

*Caso não encontre o caldo de peixe ou de frutos do mar, você poderá utilizar um tablete de caldo de legumes e fazer o mesmo processo.

Finalização…

Couscous Marroquino com CamarõesTerminadas todas as etapas, misture os temperos da frigideira, as alcaparras e os camarões picados em pedaços grosseiros ao couscous hidratado. Acrescente as ervas frescas picadas de sua escolha, regue com bastante azeite extra e polvilhe flor de sal por cima. Misture tudo até que fique homogêneo. Pegue as amêndoas cortadas em lascas e coloque em uma frigideira com antiaderente, aqueça até que elas fiquem coradas.

Monte o prato e coloque as amêndoas torradas por cima.

Harmonização…

Com o couscous, por se tratar de um prato complexo, devido á mistura de temperos e ingredientes marcantes, foi necessário encontrar um vinho que tivesse o mesmo impacto para resultar em um bom casamento.

Nessa combinação do prato com os camarões, a “flor de sal” e o vinho com seu “Terroir”, localizado geograficamente ás margens do mediterrâneo, temos toda a expressão da influência do mar.

Também encontramos na estrutura do vinho uma acidez viva, porem equilibrada, para combater a mistura dos temperos e dos ingredientes de sabores marcantes do prato.

Aproveite a dica e escolha uma companhia e um bom momento para experimentar esta receita harmonizada e torne os seus dias de Verão, mais agradáveis !