A proposta de busca segmentada está cada vez mais presente, as agências de namoro online são uma alternativa para os mais maduros. Tudo bem que temos o Facebook , Google+, Instagram , Snapchat e outros mas por existirem perfis falsos, a insegurança é um fator a ser pensado.

Importada dos Estados Unidos e de sites como o eHarmony, que informa ter mais de 33 milhões de perfis cadastrados no mundo inteiro, a ideia tem inspirado iniciativas locais, como a do arquiteto de informação uberlandense Maicon Santos que desenvolveu oito redes sociais para atender os mais diversos
públicos, apostando na segmentação.

As redes sociais criadas por Santos são centralizadas no site Amor na Medida, uma agência de namoro virtual especializada em grupos de relacionamento com afinidades específicas, como pessoas acima do peso, com mais de 45 anos ou com deficiências diversas. Lançado em 2012, já são mais de 20 mil usuários cadastrados – 80% são mulheres – nos diversos segmentos oferecidos.

Segundo a professora da Universidade Federal de Uberlândia especialista em mídias sociais, Mirna Tonus, as agências virtuais de namoro já se consolidaram e demonstram isso por meio de relatos de sucesso de casais formados a partir de seus mecanismos de compatibilidade. A segmentação é mais uma facilitadora. “Pessoas com um perfil podem procurar pessoas com as mesmas qualidades que buscam com maior facilidade. É uma especialização da especialização”, disse.

Cadastro pode ser feito gratuitamente

Professora Mirna Tonus diz que há relatos de sucesso

Os diversos sites de namoro virtual geralmente funcionam por meio de um cadastro no qual o usuário coloca suas características, fotos, gostos e o que procura na outra pessoa e esses dados são cruzados com os de outros usuários a partir de cálculos de compatibilidade.

As redes de relacionamento do site Amor na medida seguem o mesmo princípio. Para participar, os internautas devem acessar o site, escolher o segmento e se cadastrar no plano gratuito ou VIP. Após o cadastro, o usuário é direcionado a uma tela para que detalhe seu perfil e preferências e, a partir deste ponto, é possível visualizar outros perfis e enviar mensagens diretamente a outra pessoa.

Existe também a possibilidade de acessar o mecanismo de busca, no canto superior esquerdo da página, e especificar o que se quer no momento, como só usuários online ou não. Para quem não está habituado ao formato, a utilização pode parecer confusa, uma vez que exige pró-atividade, a exemplo de outros sites do tipo, conforme afirmou a especialista Mirna Tonus. “As pessoas ainda se arriscam pouco nas redes sociais. Quanto mais utilizam as opções de detalhamento e os chats disponibilizados, maiores as chances de terem sucesso”, disse.