Todos gostariam de acessar a fonte da juventude, mas as fontes mágicas de restauração da juventude existem apenas em lenda. No entanto, a ciência aponta alguns hábitos simples e saudáveis que podem ajudar a prolongar a própria vida.

Não desacelerar

O exercício e atividade física, onde a evidência mais forte está, não apenas por reduzir a mortalidade, mas também pelos benefícios para saúde. Os benefícios do exercício, inferior risco cardíaco, sono melhorado e memória, menos dor e depressão, melhor força óssea, e menos quedas.

Que tipo de atividade é melhor? Se for apenas capaz de fazer um tipo de exercício, o aeróbico é indicado. Fazer qualquer coisa que seja divertido. Em outras palavras, caminhar rapidamente, andar de bicicleta estacionária, ou uma aula de dança.

Até melhor, a aeróbica alternativa com treino de força e flexibilidade para um programa bem distribuído. A atividade física é essencial para saúde dos idosos, como também é importante para o convívio social.

Dieta mediterrânea

Com sua ênfase em frutas, legumes frescos, cereais integrais, e gorduras saudáveis, a dieta mediterrânea é uma das maneiras mais saudáveis para comer. Além disso, é deliciosa, então é muito indicada. A dieta mediterrânea foi associada à superior saúde cardíaca e maior longevidade.

  • Banir manteiga – Mudar para óleo de azeite insaturado para cozinhar, e usar azeite para molhos de salada. Os óleos vegetais como canola e de semente de uva são também saudáveis.
  • Mudar para peixes – Duas vezes por semana, substituir uma porção do salmão, arenque, atum pela carne vermelha.
  • Vegetais – Deixar mais espaço no prato para vegetais como brócolis, couve, cenouras, e tomates. Fazer na grelha, ou cozinhar, servir cru, ao invés de fritar.

Vida social ativa

Quando a família se afasta e os amigos, é possível perder contato e ficar isolado. Não deixar isso acontecer é fundamental para uma vida saudável e feliz. Quanto mais conectado, melhor. Construir uma rede de apoio com o médico, centro comunitário, ou organização religiosa.

Interagir com os colegas em freqüência constante ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde mental. Estes podem variar de depressão à função pobre cognitiva.

Quando se permanece socialmente ativo, o cérebro está constantemente envolvido, levando à manutenção de uma mente mais afiada e reduzindo o potencial para falha da função cognitiva. Por exemplo, o risco para doença de Alzheimer será menor comparado com um idoso que está socialmente isolado.

A interação também oferece um sentimento de pertencimento e ajuda a ficar conectado com o mundo ao redor. Esta é uma maneira fantástica de reduzir os níveis de estresse e prevenir a depressão. Por outro lado, se estiver socialmente isolado, estará com risco muito maior de sentir solidão, e conseqüentemente, desenvolver depressão.

Sem fumo – IMPORTANTE

Leva uma média de 7 tentativas para abandonar o hábito do fumo para o bem. Apenas porque foi tentado no passado não significa que é incapaz de parar. Simplesmente significa que está mais próximo do momento de ter sucesso nesta ação essencial para saúde.