Serviço de teleassistência a idosos reúne celular, estação com viva-voz, portal web e aplicativo iOS e Android.

“O True-Kare é uma solução integrada desenvolvida para simplificar o cuidado de idosos, que será um grande desafio no país por conta do rápido envelhecimento dos brasileiros”, explica André Miranda, presidente da Base TI, representante exclusiva da True-Kare no país.

 

 

O executivo explica que a True-Kare oferece um celular ergonômico com teclas grandes e botão SOS, base (home station) com viva-voz de alta qualidade, além de portal web e aplicativo disponível para iOS e Android. O objetivo, segundo Miranda, é facilitar a comunicação, controlar medicação e indicadores de saúde e monitorar atividades diárias e eventuais emergências. “Pelo portal ou aplicativo, o usuário configura o telefone para situações específicas, como por exemplo, o estabelecimento de uma zona segura. Se o idoso sair deste perímetro monitorado via GPS, o sistema automaticamente dispara um alerta para os destinatários indicados. Isso é particularmente importante para famílias que cuidam de pessoas com Alzheimer, que podem eventualmente se perder na vizinhança.”

O serviço se conecta também a outros dispositivos via Bluetooth e permite monitorar leituras periódicas de pressão sanguínea, glicose, peso, temperatura e oxigênio no sangue. Também manda alertas no celular para lembrar o idoso dos seus medicamentos e faz perguntas automáticas que, se não forem respondidas, dispararam alertas.

Para garantir o envio de informações mesmo em áreas com sinal ruim de celular, o aparelho usa dois chips, um de dados, já incluído no serviço, que utiliza a mesma tecnologia das maquininhas de cartão de crédito, e um segundo convencional, de qualquer operadora. E sua bateria tem uma autonomia média de oito horas por carregamento.


Also published on Medium.