196Capa de agosto da Revista Modern Drummer, Duda Neves com 50 anos de carreira, é reconhecido pela crítica especializada e público em geral como um de nossos melhores instrumentistas. É uma inspiração para todos nós !

Na beira do mar de Ilhabela, litoral norte de São Paulo, encontramos com o músico que nos mostra como se faz som com a água do mar.

Mas é no estúdio em São Paulo onde encontramos com o pianista Michel Freidenson, e com o baixista Sylvinho Mazzucca. O trio traz uma parte de suas trajetórias unindo música e amizade num espaço aberto para o improviso.

Foi no estímulo da Jovem Guarda, The Beatles, do começo da bossa nova e do rock and roll que o grupo traçou as suas maiores influências para compor o que hoje o trio considera um jazz bebop.

Mas é em Ilhabela, na Praia do Sino, onde o músico apresenta o som das pedras. De improviso, ele canta e toca “Lugar Comum”, uma composição de Gilberto Gil e João Donato.

É também no litoral onde o músico nos apresenta o Instituto Verdescola, local onde o músico “planta” a semente musical para as crianças da comunidade. Juntos, eles trazem uma breve apresentação ao público do Sesc Anchieta, no palco do Instrumental Sesc Brasil.

Biografia:

Nascido em 5 de Novembro de 1953 em São Paulo, Capital, é reconhecido pela crítica especializada e público em geral como um de nossos melhores instrumentistas.

A revista francesa Jazz Hot o apontou como um dos melhores bateristas de Jazz do mundo.
Toca Bateria profissionalmente desde os 12 anos de idade já tendo trabalhado com Simone, Belchior, Fábio Jr., Jorge Benjor, Tetê, Tim Maia, Edu Lobo, Arrigo Barnabé entre outros. Morou no Estados Unidos na década de 80 onde tocou com grandes nomes do Jazz como Charlie Rouse, Don Salvador, Dom Um Romão, Nana Vasconcelos, Raul de Souza, Guilherme Vergueiro, Márcio Montarroyos.

Tem uma carreira solo com 2 Lps “Urucum” (90) e “Tempo Bom” (92) e 3 Cds gravados Crash (95), Temporal (98) e Erupção (2001). Tem vídeo aulas para o ensino e aprendizado de Música tendo 6 títulos lançados desde 1990 “Bateria Total’, “Ritmos Brasileiros”, “Rock & Blues”, “Reggae e Rap”, “Uma Hora de Técnica para Bateria”, “Esquizofônico”, “Aprenda Bateria em 10 Minutos”. Vídeo Aulas que, junto com seu Método de Bateria, são usados em mais de 150 Escolas de Música pelo Brasil. Leciona e dirige a Escola de Bateria Duda Neves em São Paulo, Capital já tendo formado mais de 1000 estudantes e profissionais desde sua fundação em 1988.

Trabalhou e ministra Cursos na Febem, Plimec , Unidades dos Sescs, cursos livres no Colégio Porto Seguro (SP), Colégio Logos (SP), professor de Música no Clube Paulistano, Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, Casas de Cultura da Prefeitura e do Estado de São Paulo, Museu da Imagem e do Som MIS, Museu de Arte de São Paulo Masp.

Escreve matérias para revistas de Música Modern Drummer, Backstage, Batera, Música e Tecnologia, dirige peças de Teatro, cria Jingles Publicitários e fez a Direção Musical do seriado da TV Cultura “São e Salvos”. Já foi entrevistado na TV por Jô Soares, Adriane Galisteu, Serginho Groisman, MTV, Cultura entre outros. Faz shows com a Duda Neves Bateria e Banda e com outros artistas em Festivais de Música no Brasil e no Exterior – Alemanha, Itália, Suíça, França, Holanda, Estados Unidos

Fala Duda Neves: ” – Vamos lutar pela inclusão da Música e das Artes como a Dança, a Poesia, o Teatro, a Literatura, a Pintura, a Escultura como matéria obrigatória no currículo das Escolas Brasileiras. As Artes precisam estar sempre presentes na vida do ser humano e em seu processo de progresso vital.

Vamos dar uma melhor Educação e Conhecimento para nossas crianças, construindo melhor sua inteligência, sua personalidade, seu senso crítico ensinando Arte e nossa Cultura.

Poderemos semear um sentimento de “brasilidade” no coração de nossas crianças com os benefícios que a Música, a Dança, a Pintura, o Teatro nos oferece, formando no futuro, novos Músicos, Poetas, Atores, Artistas, abrindo novos campos e horizontes de trabalho para professores e profissionais e, principalmente, criando melhores brasileiros ”

Fonte: http://passagemdesom.sesctv.org.br/artistas/duda-neves/programa-passagem-de-som-em-03-fevereiro-2014

 


Also published on Medium.